O Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE, de Barra Bonita iniciou na segunda-feira, dia 7, mais uma operação de dedetização nos mais de 1.800 pontos de entrada para a rede de esgoto do município, incluindo também bueiros e poços de visita.
De acordo com Tiago Santos de Jesus, químico do SAAE, a operação deverá durar 30 dias e começar pelos bairros mais altos da cidade, como os ``Sonhos Nossos'', e descer até o Centro.
“É preciso abrir cada bueiro, dosar a quantidade de veneno aplicado em cada ponto e garantir que a nebulização chegue em todos os encanamentos da rede”, diz o químico.
A população deve se preparar. “Os insetos notam a presença do veneno e procuram uma saída, o que pode ocasionar o aparecimento de baratas nas residências”, diz Tiago. “Por isso, vedar bem todos os ralos de banheiro e todas as saídas de esgoto é uma prevenção importante”.
O produto químico que será utilizado pelo SAAE é capaz de eliminar insetos que habitam a rede de esgoto, inclusive os escorpiões, que são os mais resistentes, mas elimina desde baratas e carrapatos até ratos.
O produto químico não é agressivo para seres humanos e o SAAE Barra Bonita faz um controle fotográfico das quantidades de veneno utilizadas, seguindo as recomendações do fabricante, do Ministério da Saúde e da Vigilância Sanitária.