Um mês de muitas atividades!
Como é costume, todos os meses a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) faz a divulgação das principais atividades feitas pelas escolas da rede municipal de ensino. O calendário do mês de junho foi preenchido com vários trabalhos pedagógicos elaborados por alunos e professores, que mereceram destaque, segundo informou o secretário municipal de educação, Gustavo Felix Marçon.
Além da participação nos eventos “Recicle Fashion” e das festas juninas, muitas outras atividades garantiram um mês agitado.
Na EMEF Profª Mariana Gonçalves Dias, os alunos do 2ª ano, da professora Marli, trabalharam a reprodução de desenhos utilizando a conhecida técnica de xilogravura, cujo resultado foi exposto em painel para exposição.
Os alunos do 4ª ano da EMEF Dr. Fernando Costa também estudaram as técnicas de xilogravura em isopor e experimentaram o desenho a partir dos textos de cordel. Orientados pela professora Janaína da Rocha, concluíram o projeto em que “viajaram” na literatura popular, conhecendo autores e características do cordel brasileiro.
O projeto “Resgatando Valores”, coordenado pelas professoras Márcia Viega do 5º ano e Marinete do 3º, deu a tônica na EMEF Prof. Alberto Arradi. Em rodas de conversa, houve muito diálogo e troca de experiências para apreensão de valores éticos, como o amor ao próximo, respeito e altruísmo. Para vivenciar a experiência e colocar em prática os conceitos apresentados, os alunos foram convidados a fazer uma visita em asilos da cidade, onde conversaram com as pessoas da melhor idade e fizeram algumas doações.
Já na EMEF. Profª Alzira Kruger Guther, oevento que chamou a atenção foi a apresentação do portal digital Gênese, da Editora Brasil Cultural, feita pelo professor Vitor, de informática. Os pais dos alunos conheceram a nova ferramenta pedagógica a serviço dos estudantes, que oferece material virtual motivador e pode ser utilizado dos computadores domésticos.
A CEMEI Grilo Falante levou seus alunos até a Secretaria Municipal de Cultura, onde prestigiaram os trabalhos feitos para o concurso “Barra das Artes”. A aluna Nicoly Pelon Bueno, da professora Kátia Posebon, teve seu desenho classificado entre os 20 melhores. A professora Patrícia Nahum do Amaral fez bolo de cenoura com a ajuda dos alunos do maternal, trabalhando uma das atividades da apostila, em que utilizaram os órgãos sensoriais. Ao final da atividade, apreciaram o resultado do trabalho degustando o bolo delicioso.
Os alunos da Infantil I, da professora Isabel, também fizeram uma atividade da apostila que envolveu histórias, brincadeiras e canções de diferentes tradições. A diversão foi garantida com a música “Serra, Serra, Serrador”.
Na CEMEI Profª Mercedes Lopes de Marchi, chamou atenção a atividade dada pela professora Maria José Bonome. Utilizando a apostila, ela desenvolveu o trabalho “Construindo Gráficos”, com os alunos do infantil II, que se divertiram a beça, desenhando à lousa.