O MÊS DA CRIANÇA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

O MÊS DA CRIANÇA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

As escolas da rede municipal de ensino divulgaram algumas atividades do calendário de outubro. Além dos trabalhos curriculares, os alunos participaram de importantes eventos interdisciplinares e extra-curriculares.

Na EMEF Rev. Prof. Gutenberg de Campos, os alunos e professores reafirmaram o compromisso com o “não” ao abandono de animais. Esse projeto conta com a participação de familiares e funcionários que reuniram um acervo fotográfico, demonstrando todo o amor com os bichinhos de estimação, fossem eles, peixes, pássaros, cães ou gatos.

A meta é conscientizar a população para cuidar bem dos animais domésticos, pois no Brasil as estatísticas mostram uma triste realidade: dos 100 milhões de animais domésticos existentes, 30% estão nas ruas.

Os alunos da CEMEI Mercedes Lopes de Marchi adoram assistir a peça Pinóquio, no Circo do Tubinho.

Segundo os professores, que acompanharam os alunos ao espetáculo, estes ficaram encantados com a perfomance das personagens, no palco. A peça foi assistida por todos os alunos da rede municipal de ensino.

As professoras da Mercedes também destacaram algumas atividades feitas em sala de aula, tais como o trabalho “Desenhando Dinossauro”, dos alunos do Infantil II, da professora Zezé.

Na EM Prof. Ricieri Moratelli, aconteceu a 1ª Feira de Ciências da escola, que foi realizada no dia 10. 

A exposição objetivou incentivar e explorar a criatividade, o conhecimento e a reflexão, utilizando os saberes com uma dinâmica diferente do cotidiano. Dentre as atividades apresentadas, destacaram-se o isolante de celular, o desafio do circuito elétrico, o pêndulo de ondas, a cadeira de pregos, trabalhos utilizando o Tangran e Origami, confecção de papel reciclado, sabonetes artesanais, saches perfumados, sais de banho e sabão de soda, além de receitas de comidas e bebidas, com reaproveitamento de alimentos. Na Feira, os alunos também expuseram as memórias de Barra Bonita, com objetos e fotografias antigas.

Segundo a diretora da escola, Tânia Maria Ziglio, evento foi um sucesso, pois houve grande integração com a comunidade.

Na CEMEI Grilo Falante, como em outras unidades da rede, a semana da criança foi recheada de surpresas, com guloseimas, sessão de cinema, gincanas e muita diversão. Atividades extra-classe ludicamente variadas foram oferecidas, visando a criança oportunidades de lazer e sociabilidade educativas.

Os alunos do maternal da Grilo Falante também fizeram aula de culinária com a receita do apetitoso “bolo de cenoura”, um trabalho com diversos objetivos pedagógicos. Após a conclusão da experiência, restou saborearem a delícia preparada e que foi partilhada com todos.

A EMEF Dr. Fernando Costa levou os alunos para um piquenique na Praça Dr. Waldemar Lopes Ferraz, a Praça do Teleférico, onde se divertiram a peça nos brinquedos, curtiram diversas brincadeiras e se deliciaram com as guloseimas que levaram.

Já os alunos do 2º ano da EMEF Prof. Alberto Arradi, puderam ter uma tarde de leitura ao ar livre, com a professora Roseli. A ideia é poder incentivar o hábito da leitura nos diferentes espaços de vivência da escola e também fora dela, pois a professora ofereceu um passeio com os alunos na praça próxima à escola, onde puderam fazer as lições e interagir com a comunidade. 

Veja também: