Todos sabemos que, hoje em dia, a tecnologia já faz parte do nosso cotidiano e que os robôs vêm ocupando cada vez mais espaço em nossa vida. É pensando nessa nova realidade, em que homem e máquina andam lado a lado, que a robótica na escola tem se tornado uma forte tendência.
Com foco nos enormes benefícios para o aprendizado dos alunos, como melhora do raciocínio e da criatividade, além de prepará-los para o futuro ao lidar com a tecnologia de forma positiva e produtiva, a Secretaria Municipal de Educação de Barra Bonita desenvolveu e implantou um projeto-piloto de aulas de programação e robótica nas escolas de ensino fundamental em parceria com a empresa Yadaa.
A empresa Yadaa foi fundada por um ex-engenheiro da NASA com intuito de revolucionar a educação no Brasil e no mundo através de um método exclusivo utilizado na escola.
“O objetivo é ensinar aos nossos alunos conhecimentos reais em STEAM, ( Science, Technology, Engineering, Art e Math. Em português: Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática). Incentivá-los a participarem em competições de robótica e continuar a educá-los, tornando todos eles campeões em competições de robótica e na vida”. Meta da empresa parceira do projeto, Yadaa.
Por se tratar de um projeto-piloto, inicialmente está sendo desenvolvido nas Escolas Municipais Professor Alberto Arradi e Professora Alzira Kruger Guther. Posteriormente, outras escolas serão contempladas. As aulas acontecem duas vezes por semana nos Laboratórios de Informática das respectivas Unidades Escolares, atendendo alunos dos 4º e 5º anos com turmas no período da manhã e da tarde.
Parceria com o SESI
Além da implantação da Robótica, nas escolas municipais, a Secretaria de Educação firmou parceria com a escola SESI de Barra Bonita, que desenvolve o “Projeto Escola de Robótica” oferecendo para alunos da EMEF Professor Alberto Arradi a oportunidade de participarem e se desenvolverem na área da tecnologia.
O Curso Kids envolve 30 alunos de 8 a 11 anos e teve início neste mês com total de 15 aulas. As aulas acontecem na escola SESI/CE 263 e tem como objetivos desenvolver pensamento científico, crítico e criativo; pensamento computacional; resolução de situação-problema; trabalho em equipe (colaboração, respeito, empatia).
Durante as aulas, os alunos têm acesso ao material didático desenvolvido pela Fundação Micro: bit e adaptado pelo SESI São Paulo.