Do EJA à FATEC, José Paulo de Jesus Xavier da escola Ricieri Moratelli, fará Gestão de Tecnologia da Informação.
Uma história de superação e fé! Assim se resume a saga do jovem José Paulo de Jesus Xavier (25), que acaba de faturar a maior recompensa por uma vida dedicada à família e aos estudos. Está entre os 40 vestibulandos que conseguiram entrar no curso de Gestão de Tecnologia da Informação, da Faculdade de Tecnologia de Jaú (FATEC), conquistando uma das vagas mais disputadas desta importante instituição de ensino.
Após a conclusão do ensino médio no Supletivo da EM Ricieri Moratelli, foi aconselhado pelos professores a fazer o ENEM, mas como já tinha em mente o que queria para seu futuro acadêmico, preferiu encarar o vestibular da FATEC, tão logo concluiu os estudos.
Mesmo achando que não estava plenamente preparado, prestou o vestibular e teve a surpreendente notícia: aprovado!
A odisseia de “Zé Paulo”, agora universitário, quase teve desfecho trágico, pois no dia do vestibular, a bateria do carro que o levaria ao local de prova “arriou”.
Mas o motivado filho da dona Marinalva Antonia de Jesus venceu este e cada um dos obstáculos que o desafiaram na conquista de seu sonho.
Aliás, Marinalva conta ter recebido a boa notícia com espanto, mas sempre confiou no potencial do filho, admirado por professores e colegas, que sempre o tiveram na conta de um aluno diferenciado.
Determinado, venceu uma depressão, que anos antes o havia colocado na “lona”, tomou gosto pelos estudos, sobrepujou as dificuldades financeiras e travou sua batalha pessoal com a vida e com o seu destino.
Hoje, se orgulha de ser o primeiro membro da família a se tornar um universitário em curso de graduação na universidade pública.
A mãe, artesã, se desdobra para sustentar dignamente a família com apenas um salário mínimo de renda mensal. Zé Paulo também contou com o irmão que ajuda a custear as despesas da casa, onde moram de aluguel.
Jornada na escola pública
Aluno da escola pública, ele passou pelas unidades De Luca, Alzira, Cônego e Ricieri, onde conclui o ensino médio na modalidade de Ensino para Jovens e Adultos (EJA).
Confessou que a ajuda dos professores da Ricieri Moratelli foi fundamental para sua conquista, pois além das matérias regulares, ofereciam conteúdo extra-curricular que o ajudaram na hora da prova.
Zé Paulo disse que não tem computador e quando precisa fazer pesquisas, recorre ao seu telefone celular.
Perguntado sobre as matérias que mais gosta, não titubeou: “Gosto muito de todos os conteúdos, mas prefiro matemática, química e física,” alegrou-se.
Sobre o Supletivo, ele recomenda àqueles que não puderam terminar os estudos e diz confiante que toda luta será recompensada, quando se tem fé em Deus e vontade de vencer.
Feliz da vida, Zé Paulo agradece a Deus, à família e aos seus professores pelo êxito no vestibular e pelo dom da vida.